Log Higiênico

algum dia, você vai usar um!

Google e suas Peculiaridades [ Gmail ] julho 20, 2009

Filed under: Tecnologia — andreamj @ 8:55 pm

Hummm esse era o post que eu mais tava querendo fazer, mas tava adiando pq ia dar um certo trabalhinho, sendo assim, eu espero atingir meu objetivo com ele =D
Então, pesssoas, muita mas muita gente ainda usa o Hotmail como email principal, não que ele não seja bom, mas diante de todas as opções que o Gmail disponibiliza pra gente em relação ao visual, espaço, e ferramentas de ajuda online e agora offline xD.Mas eu vou deixar de puxar um pouco o saco desse, que talves, seja o serviço mais precioso da Google e vou fazer jus às minhas palavras e a de muita gente que o utiliza =).
gmailO meu modo de abordagem aqui, pra não ser tão longo quanto eu tenho quase certeza de que seria, vai ser explicar pra vocês como eu deixei o meu Gmail assim.

Eu comecei a usar o Gmail desde que entrei na faculdade e me arrependo de não ter usado desde que recebi um convite do orkut u_u”.

Vamos por partes:

Primeiro a interface do Gmail.É só ir em Settings -> Themes e escolhar um tema que te agradar.Se não gostar o Firefox tem algumas extensões de tema para o Gmail, mas vai ficar mais lento pra carregá-lo.

Do lado direito ficam os compartimentos aonde estão os emails, Caixa de Entrada, Lixo Eletrônico, Lixeira essas coisas, tem mais opções ali mas eu falo depois sobre isso.

Embaixo ficam os marcadores que funcionam como pastas e podem ser configurados através de filtros.Como? Primeiro vá em Settings -> Labels e crie um marcador, dê a cor de sua preferência e vá agora em Settings -> Filters e crie um filtro que seja taxado com o marcador que você acabou de criar, aplicando um label à esse filtro “Apply a label”.Veja que você pode fazer quaquer outra coisa com o filtro que você criou, de arquivar os e-mails recebidos até excluí-los antes que cheguem à caixa de entrada.

Onde tem “6 more ▼” ficam os outros labels que não aparecem em cima, nesse caso, Starred, Chats, Drafts e All Email, além dos outros marcadores.Foi uma ferramenta adotada recentemente também pela Google.

E mais abaixo um gadget do Twitter pq ngm é de ferro né =p.Qualquer gadget pode ser adicionado ao gmail através de Settings -> Gadgets, daí é só colocar o link e pronto =).

labelsO que deve ter chamado mais atenção, além do tema escolhido pra personalisar meu gmail, foi a quantidade de caixas de entrada, que na verdade não são caixas de entrada e sim uma forma de visualisar outros labels sem precisar clicar em nada, ou caixas de email =p.Pra deixar o Gmail com essa aparência você tem, primeiro, que ir em Settings -> Labs e habilitar a lab “Multiple Inboxes”, daí vai aparecer mais uma opção nas suas configurações intitulada da mesma forma e que te permite configurar a caixa de entrada como mostra ao lado.

Pra definir o que vai ter em cada Inbox, tem que ser um ninja, pq simplesmente não tem nada no Gmail que te oriente ou saia caçando pelo blog do Gmail, Mas sempre existe uma “Alice” da vida por aí pra te ajudar ^^.Pra colocar usa-se palavrinhas chaves como tem na figura ao lado, que são:

has:nome-da-estrela (vá em Settings -> General e coloque o mouse em cima das estrelas, ela te dará o nome);

is: Starred;

label:nome-do-label

Agora a 3ª parte, o Chat.Esse é o Google Talk, o mesmo hoje utilizado no Orkut, mas que possui mais recursos que este, como por exemplo, configurar para Audio e Vídeo e Send SMS.Ele não é um MSN da vida, nem vai ser espero, mas pra quem trabalha/estagia e não tem acesso às certas tecnologias de lazer,  é uma mão na roda😉

Agora à ultima parte e talvez mais interessante do Gmail.O Google Lab (Settings -> Labs).Aqui você encontra ferramentas de apoio como:

Offline: sincroniza todos os teus emails com o cmputador, e quando estiver sem conexão poderá acessá-los mesmo assim, mas claro, só os que já foram lidos, querer ler e-mails que acabaram de chegar já é querer demais xD;

Superstars: ativa vários outros tipos de estrelas que podem vista na aba General;

Right-side chat: coloca a janelinah do chat p lado direito (acho que é meio óbvio xD);

Custom Label Colors: colorir o marcador, como eu fiz no meu;

Undo Send: muito útil pra quem escreve muitas bobagens no email.Caso vc queira cancelar o envio, ele deixa essa opção visível pro 5 segundos e então envia o email, caso vc clique na opção ele desfaz o envio e volta pra edição do mesmo. MUITO ÚTIL! =D;

Extra Emoji: mais emoticons para os emails;

Google Calendar e Google Docs gadgets: mostram, respectivamente, os próximos compromissos podendo criar outros e visualisar os documentos do Google Docs, tudo pelo Gmail.

Um atributo bem legal do Gmail, que os outros emails não possuem, é o de agrupar todos os emails com o mesmo “assunto”.O yahoo faz isso mas ainda tem que configurar, mas o Gmail já tem isso desde q surgiu😉

Só pra terminar e pra quem gostou dos serviços do Gmail e quer usar a conta do orkut pra se cadastrar, é só ir no gmail e tentar fazer o login com a sua conta ou então criar um gmail já que você vai ter que criá-lo de qualquer forma =p e este ficará sendo seu email principal, mas vc pode mudar nas configurações de “Minha Conta” da página do Google.

Bom!É isso até o próximo post e espero que vocês tenham gostado desse =)

Alice


 

Deixe uma resposta

