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algum dia, você vai usar um!

Felicidade sob controle junho 5, 2009

Filed under: Ciência — andreamj @ 2:56 am

Um estudo da Universidade de Wisconsin (EUA) constatou que o monge francês Matthieu Ricard, que vive no Himalaia há 40 anos, é uma das pessoas mais felizes do mundo. Ele apresenta alta atividade no córtex pré-frontal esquerdo, região ligada à sensação de felicidade, e quase nenhuma do lado oposto, relacionado à ansiedade. O segredo? Não se apegar a bens materiais e preocupar-se apenas com questões do espírito. Mas você não precisa imigrar para o Tibet e passar horas meditando. Cientistas calculam que 50% da felicidade é determinada pela genética, 10%, pelas circunstâncias da vida e 40%, por pensamentos e ações. Ou seja, você tem boa parte do controle. Veja algumas atitudes que contribuem para melhorar o astral.

Aguce a curiosidade
Pessoas inquisitivas têm mais chances de extrair significado e prazer de pequenas coisas. É o que mostra um estudo publicado na revista americana Motivation and Emotion. Mas não vale passar a tarde procurando vídeos novos no You Tube. O ideal é experimentar atividades fora da sua área de conforto. ‘Quanto mais diversifica o seu dia a dia e descobre atividades novas, mais exercita o cérebro e melhora o humor’, diz Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da Isma-BR (braço brasileiro da International Stress Management Association). Prefira atividades que desenvolvam habilidades específicas, como aulas de idiomas. Isso porque, para aprender, você se desliga dos problemas cotidianos.

Acorde com água
A equação não é complicada: a desidratação deixa você para baixo, numa morosidade só, e a água ajuda a recuperar os níveis de energia. Já foi constatado que a taxa de hidratação é menor pela manhã. Então, tomar um ou dois copos do líquido logo cedo é um bom antídoto contra o mau humor matinal. Outra pesquisa recente mostrou que a água torna a malhação mais prazerosa. As pessoas que se hidratavam antes de subir na esteira e a cada 20 minutos, durante o esforço físico, disseram estar mais bem-humoradas ao longo e depois da atividade do que aquelas que não se hidratavam.

Aposte nas gorduras certas
Estudos mostram que dietas com menos de 25% das calorias vindas de gorduras aumentam a ansiedade, a frustração e a raiva. Por isso, nada de riscá-las do cardápio. Mas é preciso escolher as fontes certas, ou pode surtir o efeito contrário. ‘Por exemplo, quem ingere muita gordura saturada fica mal-humorada’, diz a nutricionista Anna Christina Castilho. A dica é preferir as monoinsaturadas (encontradas no abacate e em oleaginosas) e o ômega-3, presente principalmente nos peixes de água fria. ‘Esse tipo de gordura cria um ambiente ideal para a troca rápida de mensagens entre as células cerebrais’, afirma Anna. ‘Na ausência de ômega-3, o cérebro se adapta e as respostas ficam mais lentas, levando a alterações de humor.’

Tá ruim? escreva
Em momentos de tensão, é comum que nosso cérebro foque em pensamentos negativos. ‘Precisamos mudá-los ou neutralizá-los para que não nos influenciem’, diz a psicóloga Ana Maria Rossi. Como? Fazendo uma ‘faxina mental’: identifique exatamente o que passa pela sua cabeça. Depois de isolar os pensamentos negativos, analise-os com calma (escrevê-los num papel pode ajudar). Por exemplo: se estiver preocupada com seu emprego, enumere possibilidades para apaziguar a angústia: converse com seu chefe, conheça a situação da empresa, acione sua rede de contatos.

Assuma você
Seu conceito de felicidade não é bem a família de propaganda de margarina? Ok. Nem precisa ser. Estar encaixada no padrão social não significa necessariamente felicidade. Tente levar a vida de acordo com o que deseja e lute para conseguir. Não é fácil, mas lembre-se de que a maioria das situações que acontecem (de bom e de ruim) com você depende… de você.

Promova o bem
Pesquisadores da Universidade da Califórnia pediram a voluntários que fizessem ao menos cinco boas ações por semana. Os mais dedicados – que faziam cinco boas ações por dia – relataram maior sensação de felicidade. Outro levantamento indicou que quem expressa gratidão com frequência – e de forma sincera – também controla melhor a ansiedade.

fonte: Revista Marie Claire

 

One Response to “Felicidade sob controle”

  1. llowsubmarine Says:

    NUNCA que eu leio isso tudo ._.’
    Guilherme


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