Log Higiênico

algum dia, você vai usar um!

Verdades janeiro 12, 2009

Filed under: textos do K — andreamj @ 12:51 am
Na verdade a várias verdades!

Todo mundo têm uma verdade, o que podemos chamar de verdade individual ou verdade social (isso quando se trata de um grupo), às vezes o que soa mentira para determinado ser é a mais pura verdade para um outro. Mas parem para pensar quem detém a verdade?

Comecemos a analisar pelo seguinte ângulo – Para mim, morrer pelo meu Deus é verdade – mas na verdade para alguns sou louco, terrorista, assassino entre outros derivados pejorativos. Porém não sou digno de julgamentos!

Existe uma velha parábola de Platão, que diz: “Existia um grupo de pessoas que cresceram acorrentadas dentro de uma caverna, nessa caverna eles olhavam apenas uma pequena fenda de luz onde às vezes formavam coisas (sombras) estranhas, que para eles eram “monstros”. Um certo dia, um deles conseguiu se livrar das correntes e como todo ser humano curioso tentara saber o que tinha fora da caverna. Quando saiu da caverna notou um mundo diferente, um mundo pelo qual nunca vira antes, um mundo novo… Descobrira também que os “monstros” eram na “verdade” sombras de pessoas como ele. Ele por sua vez resolveu voltar e mostrar a “verdade” pros outros que com ele vivia, o que eles fizeram? Chamaram-no de louco, que os “monstros” o alienaram então, mataram-no.”

Notamos através disso que todos possuem uma verdade distinta, afinal de contas todo grupo ou indivíduo cresce acreditando em sua verdade, ou melhor, na verdade imposta pelo seu grupo social (família, amigos, vizinhos, políticos, crença…), isso quer dizer também que se cada grupo social tem sua “verdade” essa “verdade” para um outro grupo pode ser mentira. É o velho jargão: “O que é bonito pra ti pode ser feio pra mim.”.

Se um grupo (x) acredita em sua verdade e de repente chega um outro grupo (y) e começa a dizer que tudo aquilo que o grupo (x) acredita é errado (Deus, regras, modo de vida, TUDO!). Qual seria a reação desse grupo? Achar que o grupo (y) pirou. Mas se a maioria acredita que um subgrupo é errado, ou está agindo de forma erronia? Esse subgrupo tem aceitar o que o grupo acredita ser errado ou certo, caso contrário esse subgrupo é taxado como demente ou algo pior.

Vamos trazer para a realidade brasileira, sem fábulas. Como sabemos, o Brasil, antes de ser colonizado tinha como predominância tribos indígenas, onde esses acreditavam em suas “verdades”, em seus deuses. Tinham suas regras de acordo com suas necessidades, um dia veio do mar o que os índios denominavam de grandes canoas e dentro delas haviam “seres” jamais vistos antes. Esses “seres” (portugueses) aculturaram os índios, alienando-os. Muitos desses índios cometeram suicídio, outros lutaram e muitos morreram. No final de tudo acabaram por ter que aceitar a nova verdade, pois nadar contra a correnteza é complicado.

Todos no final de tudo possuem a verdade ou todos possuem a mentira, pois o que é verdade para uns pode ser mentira para outros como explanamos logo no começo. Devemos conhecer e saber lidar com as verdades, o que não quer dizer que devemos deixar nossas verdades.

K

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s